Visitar a Sicília é descobrir uma Itália completamente diferente. Com a mistura de culturas, a região tornou-se um ponto interessantíssimo, com cores, aromas e sabores diferentes. Sicília é composta por nove províncias, e sua capital e maior cidade é Palermo. Além de Palermo, encontramos grandes cidades como Catania, Siracusa, Agrigento e Taormina, ambas muito conhecidas e procuradas pelos enamorados. A beleza das cidades de Sicília é impressionante, assim como o grande número de habitantes e de lugares para se visitar.
Por que ir?
Visitar a Sicília é descobrir uma Itália completamente diferente, mas bem menos italiana. É descobrir a ilha da cultura, das procissões, belas praias, ruínas, montanhas e o maior vulcão ativo da Europa, mas sempre com os cheiros das laranjeiras, dos limões e das tangerinas.
Entre os mares do Mediterrâneo, Ionian e Tyrrhenian, surge a Sicília, uma ilha invadida durante séculos por gregos, romanos, normandos, cartagineses, árabes e espanhóis e que desempenhou um papel muito importante na História da república, tendo sido, durante muitos anos, o principal ponto de comércio na época. A Sicília nem parece ser uma das regiões italianas, tamanha é a sua mistura de raças, costumes e cores. Talvez por isso, os seus habitantes se dizem primeiro sicilianos e depois italianos.
A capital, Palermo, é uma cidade de contrastes. A sua herança monumental possui mais de 50 palácios e 80 igrejas em estilos diferentes. Palermo está dividida em quatro partes pelo cruzamento das ruas Maqueda e Vittorio Emanuele, que pode ser ponto de partida para começar a visita. Em todos os locais prolifera o estilo barroco, memória do último esplendor Bourbon da cidade, que tem a sua representação na igreja de Gesú, a de San Domenico e as fontes de Quattro Canti.
Outros locais interessantes da Sicília são Agrigento, com as suas imponentes ruínas gregas à beira do mar, e Messina, primeiro porto da Sicília, com a igreja Della Annunzuata dei Catalani e Santa Caterina Valverde, sem esquecer Siracusa, com as ruínas da antiga Neapolis e Catania, onde se pode ver um teatro romano e um Duomo. De Taormina é possível fazer passeio para o lendário vulcão Etna, uma das mais impressionantes paisagens naturais da ilha.
Quando ir?
Os melhores meses para se conhecer a Sicília são de maio a setembro. O clima é tipicamente mediterrâneo, caracterizado pelo tempo quente, verões secos e abafados no interior da ilha e mais fresco próximo à costa. É a região que tem mais dias de sol na Europa. Neve e temperaturas mais rigorosas no inverno ocorrem no Monte Etna e nas regiões de Nebrodi e Mandoni.
Verdura Resort, a Rocco Forte hotel
Verdura Resort ocupa 230 hectares da ensolarada costa mediterrânea. Marcado pela eco-arquitetura luxuosa e ingredientes orgânicos, cultivados em no próprio resort, o Verdura é um oásis, um centro de bem-estar, escapismo e indulgência em um cenário de charmosas vilas sicilianas, antigos sítios gregos e romanos e o belo e azul Mar Mediterrâneo.
O luxuoso oferece muitas opções de atividades para seus hóspedes, e para todos os gostos, entre elas estão: quadras de tênis, esportes aquáticos, golfe profissional e clubes infantis. Piscinas infinitas, talassoterapia e o Rocco Forte Spa.
Sicília esconde algumas das melhores praias do Mediterrâneo, então reserve um tempinho para conhecer algumas dessas praias secretas que abrigam a vida selvagem local, águas cristalinas e são facilmente acessíveis a partir do Resort Verdura.Algumas delas são: Scala dei Turchi, Capo San Marco, Sovareto, Portopalo di Menfi, Torre Salsa, Eraclea Minoa, Borgo Bonsignore, Bovo Marina.